quarta-feira, 1 de junho de 2016

Seja apenas mais um dia

Entre o campo e o mar há sorrisos que parecem o de uma criança. Azul e rosa continuam a ser as cores que mais distinguem o menino da menina, mas afinal são ambos crianças que carregaram um dia o sonho de se vestir de branco e preto.
Apesar de hoje em dia já não ser tão usual seguir a tradição foi ainda com o véu que se protegeram do arroz e das pétalas de rosa. Num dia em que os dias contam sem contar surgiu o compromisso de um dia eterno.
Sem nomes apresento-os como o rosa e o azul. São eles crianças de dois dígitos de idade e de aliança no dedo anelar da mão esquerda. Da direita para a esquerda surge o momento sério do assumir um compromisso, daqueles que as crianças não gostam, mas que melhor sabem levar até ao fim.
Ninguém melhor do que elas para guardar um segredo, sem hipocrisias ou tentativas de fazer-se melhor do que o outro. São quem mais se cinge à importância de se saber ser fiel, de honrar compromissos e de proteger quem quer que seja até ao fim.
"Se magoaste a minha amiga, magoaste-me a mim" é a frase que mais dizem numa discussão que em nada lhes remete. Mas se entre o marido e a mulher não se mete a colher, ao longo dos tempos somos educados (ou supostamente ensinados) a saber distinguir o bem do mal, o momento em que devemos falar daquele que respondemos com o silêncio.
Ausência de ruído foi o que nunca aconteceu, apenas em momentos de homenagem a quem está presente ou mesmo para aqueles que o céu era "tão longe".
Espírito jovem e de plena felicidade é o que se vive nestes dias de festa. Entre mensagens, prato de peixe, recordações, prato de carne, um passo de dança e a sobremesa reforçam-se laços entre conhecidos e desconhecidos. Com quem não se conhece fica o gosto de partilhar e de testemunhar o momento do rosa e do azul. Com quem se conhece bem fica, por vezes, a chave e o boquê. (Mas essa história de duas crianças fica para mais tarde contar)
Hoje, dia da criança, reflete-se sobre a importância que têm os seus direitos e neste caso o direito à "proteção especial e a todas as facilidades e oportunidades para se desenvolver plenamente, com liberdade e dignidade".
Seja qual a idade o "prometo proteger-te como tal" é sinónimo de uma relação seja ela de amizade ou que a essa amizade lhe seja acrescentada amor. Não será te todo que aquela criança sobre a qual tantas histórias escrevo e quero escrever diz que "felicidade é ser criança com a consciência de o ser".


Saberão bem aqueles que já o afirmaram
A vontade de que seja apenas mais um dia.
Afinal o coração bate
Por quem os dias contam sem contar.

Todos somos crianças até que os próprios o afirmam em contrário. Os direitos das crianças, todos eles, existem nos direitos da mulher e do homem, afinal o sonho de um dia andar num carro amarelo perdura e não importa a idade.




Sem comentários:

Enviar um comentário