terça-feira, 27 de agosto de 2013

Normalidade

Qual será o conceito de normalidade? Será que existe uma definição plausível? 
Segundo o dicionário "normal" significa: conforme  à norma ou regra, que serve de modelo, exemplar... Contudo, o que será na nosso sociedade a normalidade? Todos aqueles que cumpram inteiramente as regras instituídas, que sejam boas pessoas, que andem na escola, que estudem ? 

Na minha opinião, não existe um conceito de normal. Pessoas envolvidas em actos desesperados e impensáveis são descritas como pessoas normais. Na verdade, são mesmo porque se trata apenas de uma imagem, de algo que mostramos aos outros de forma a que eles acreditem.
Numa primeira aula de filosofia que tive, naquelas aulas em que nos falam das regras da sala de aula, naquilo que será o comportamento normal de um aluno, disse-me a minha professora que para ela não teríamos de estar atentos, mas sim de fazê-la acreditar que estamos atentos. 

Com isto pensei que talvez muitos dos nosso comportamentos tenham por base o simples "querer parecer bem" ou o "querer ser o melhor". Nada disto significa que não existam ações com intenções puras e de boa vontade, significa apenas que não existe um conceito de normalidade. 

Se todos nós seguíssemos a normalidade muitos dos grandes atos de coragem que nos deram hoje o mundo em que vivemos, não existiria e viveríamos num mundo em que as mulheres continuariam apenas a ter uma vida doméstica: limpando a casa e criando os filhos; significaria que todos aqueles de cor escura não poderiam frequentar os mesmo locais que os de cor clara.
Muitos dos sítios alcançados, conquistados, descobertos e explorados não passariam hoje de sombras no nosso planeta. 

Se não fossem todos os homens e mulheres corajosas a por de lado todas as condições que o conceito de normalidade implica viveríamos todos na ignorância e na expectativa de conhecer um mundo, um mundo que nós humanos tínhamos demasiado medo de enfrentar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário